EduTech BH 1a Edição

OFICINAS

Club Livro com Alice e Lor, os autores do livro "As Gêmeas que Ficaram Diferentes"

Oficina para aprender a resolver Cubo Mágico (baixe aqui o Manual de Cubo Mágico)

Hour of Code - Programação com os personagens de Star Wars

Robótica - Lançador de aviões de papel

STEM Club - Experiências e Jogos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática


PALESTRAS

Jogos Violentos e a Banalidade do Mal
Ana Rodrigues - Just CODING 
Baixe aqui os slides da palestra.

RESUMO: Muitas crianças e adolescentes gostam de jogos violentos. Muitos dos pais e educadores se preocupam muito com o impacto dos jogos violentos. Nesta palestra, Ana Rodrigues - Doutora em Engenharia Elétrica com mais de 15 anos de experiência docente - apresenta as consequências da banalização da violência e discute opções para lidar com esta parte fundamental da vida das crianças e adolescentes, principalmente quando isto significa ir contra o que a maioria dos colegas está fazendo.


Educação e criatividade: o ensino da robótica como linguagem de prototipação de ideias
Sérgio Lana - DHEL

RESUMO: A criatividade para resolver problemas complexos sempre aparece entre uma das principais necessidades para o profissional do século 21. Todavia, observa-se que as crianças estão perdendo rapidamente a capacidade e a alegria de criar, a partir dos 6 anos de idade. Nesta palestra, Sérgio Lana apresenta casos práticos de como a robótica tem sido utilizada como meio de criação, de expressão de ideias e de desenvolvimento de habilidades de colaboração e trabalho em equipe.


Os 5 Mitos que impedem seu filho de aprender inglês na primeira infância
Cláudia Mol - Blue Bell

RESUMO: Ao contrário do que se pensa, os bebês são gênios! Segundo a pesquisadora Patricia Khul, que estudou o cérebro de bebês nascidos nos EUA em interação com o Mandarim,  é de 0 a 12 meses que o cérebro da criança inicia a formação de um ‘banco de dados’ dos estímulos recebidos e constrói uma base sólida para o futuro da fala. Se pensarmos neste processo aliado à música, o aprendizado se transforma em mágica! A música atua diretamente no cérebro da criança e embala todos os momentos gerando sensibilidade, leveza, satisfação e muito prazer. Ela contextualiza a língua, alegra e complementa. Nesta palestra, Cláudia Mol, que ensina inglês com música para crianças há mais de 20 anos, vai mostrar como bebês podem aprender uma língua estrangeira já na primeira infância!


Apresentação dos Palestrantes