Palestras nas Escolas

A Just CODING oferece palestras de alto nível sobre Educação e Tecnologia para escolas, no formato de 30 minutos de palestra e 30 minutos de discussão com os participantes.


calculator.png

PALESTRA 1: Tecnologia e o Ensino da Matemática
Palestrante: Dra. Ana de Oliveira Rodrigues
Público-alvo: Alunos ou Pais ou Professores
Resumo: As ferramentas tecnológicas que temos hoje avançaram muito em relação ao que tínhamos há 50 anos. Mas o ensino da Matemática continua praticamente o mesmo, levando a resultados muito abaixo do que poderíamos obter. Nesta palestra, Ana Rodrigues - Doutora em Engenharia Elétrica com mais de 15 anos de experiência docente - descreve as novas habilidades e atitudes necessárias para mudar a forma como ensinamos e aprendemos matemática. Aplicação em problemas reais, maior interatividade entre os alunos e uso de recursos disponíveis de maneira inteligente são algumas das propostas apresentadas para aproveitar ao máximo as novas tecnologias.

Apresentada pela primeira vez: "A Matemática Está em Tudo" - Evento para os alunos do 2o Grau da Fundação Torino. Nov/2017.


gun.jpg

PALESTRA 2: Jogos Violentos e a Banalidade do Mal
Palestrante: Dra. Ana de Oliveira Rodrigues
Público-alvo: Alunos ou Pais ou Professores
Resumo: Muitas crianças e adolescentes gostam de jogos violentos. Muitos pais e educadores se preocupam muito com o impacto dos jogos violentos. Nesta palestra, Ana Rodrigues - Doutora em Engenharia Elétrica com mais de 15 anos de experiência docente - apresenta as classificações para cada tipo de jogo e as consequências da violência nos jogos. Também discute opções para lidar com esta parte fundamental da vida das crianças e adolescentes, principalmente quando isto significa ir contra o que a maioria dos colegas está fazendo.

Apresentada pela primeira vez: "EduTechBh 1a Edição". Evento de tecnologia e educação em uma parceria Just CODING, DHELL, Bem Família e Blue Bell Idiomas. Out/2017  (clique aqui para baixar o material)


familypic.jpg

Palesta 3: "Maternidade e Paternidade na Atualidade"
Palestrante: Marina Otoni
Público Alvo: Pais e mães
Resumo: A família passou por transformações importantes nas últimas décadas que culminaram no aparecimento de novos modelos de família despertando nos pais dúvidas, inseguranças e incertezas em relação ao exercício da sua função de educador, tornando a tarefa de educar uma criança mais difícil e desafiante. 

A experiência de ser pai e mãe é atravessada não só pela história pessoal de cada um, mas principalmente pelo contexto cultural e a época em que vivemos.  Com frequência, escuto os pais se queixarem que as crianças hoje: não respeitam os adultos, são birrentas, são exigentes, não acatam os limites colocados. 

Mas será que foram elas ou nós adultos que mudamos? Neste bate papo a psicóloga Marina Otoni discute os impasses e desafios que os pais vivenciam hoje em relação à educação de seus filhos. 

Apresentada pela primeira vez: "Maternidade e Parternidade na Atualidade". Conversas com pais e educadores na Just CODING, 21/02/2018.


Palestra 4:  "A vida depois do diagnóstico da minha criança"
Palestrante: Marina Otoni
Público Alvo: Pais e mães de crianças com diagnóstico de síndromes e doenças, como Autismo, Down, Neurofibromatose, e outras.

Parentalidade é a junção de Maternidade com Paternidade.
Atípica é a criança ou pessoa que não é típica, ou seja, que é diferente da maioria das outras pessoas, seja por um diagnóstico de síndromes (Autismo, Down, e outros.) ou de talentos excepcionais (super-dotados, savants).
 

Resumo: Ninguém está preparado para vivenciar uma parentalidade atípica.

A notícia de que seu filho ou filha tem um diagnóstico e, por isso, seu desenvolvimento não caminha dentro do esperado, desperta nos pais uma gama de sentimentos contraditórios e uma pergunta que irá acompanhá-los por muito tempo:

E agora? O que eu faço?

Foi pensando nisso que criamos o AtÍpICoS - grupo de apoio de pais e mães de crianças atípicas. Nosso objetivo é reunir pais que vivenciam no seu cotidiano o desafio de educar uma criança atípica, para criar uma rede de apoio e compartilhar suas vivências.  Nesse encontro, conversamos sobre a vida depois do diagnóstico da criança. Nossa conversa será mediada pela psicóloga Marina Otoni, que é uma das idealizadoras do grupo. 


Palestrantes:

ana.jpg

Dra. Ana de Oliveira Rodrigues

Formada em Engenharia Elétrica na PUC-MG, Doutora pela UFMG com um ano de Doutorado Sanduíche no Imperial College London. Mais de 15 anos de experiência em docência nas melhores Faculdades e Centros Universitários de Belo Horizonte, como UNI-BH, UNA, Newton Paiva, Pitágoras e PUC Minas.

Sócia Fundadora e Diretora Pedagógica da Just CODING, é responsável pela Implantação Curricular de Programação de Computadores no Ensino Fundamental da Fundação Torino. Oferece o ensino de Programação de Computadores como extra-curricular nas escolas Colégio Logosófico, Mundo Feliz e Arte de Crescer e em sua sede própria no bairro Santo Antônio.

marina.png

Marina Otoni

Marina Otoni é psicóloga clínica, psicanalista, com vasta experiência no atendimento clínico de crianças, adolescentes e pais no seu consultório, professora e palestrante de temas relacionados á infância, adolescência, família e maternidade na contemporaneidade. 


Contato:

contato@justcoding.com.br / (31) 2555-5588 (Tel) /  (31) 9 8815-2818 (WhatsApp)