Conceito de Funções com Parâmetros Aplicados ao Artista

Conceito de Funções com Parâmetros Aplicados ao Artista

Módulo 4

Programação Avançada - Crianças de 8 a 12 anos.

Conceitos avançados de programação são abordados, como funções com parâmetros e controle de variáveis além de conceitos gerais como solução de problemas, colaboração e identificação e correção de erros. O M4 tem duração de 6 meses e, após sua conclusão, é possível avançar para o Curso de Descobertas na Ciência da Computação (Computer Science Discoveries - CSD).

Investimento
5 parcelas
R$ 210,00/mês (turma de até 6 alunos)
Duração de aproximadamente 18 aulas (em 5 meses).

Quando?
1:15h - 1x na semana



A1 - Pensamento Computacional (U): Usando o quebra-cabeça Tangram, os alunos aprendem sobre a importância de utilizar instruções claras para que possam ser compreendidos.

A2 - Labirinto e Abelha: Revisão dos conceitos do Labirinto e da Abelha.

A3 - Artista: Revisão dos conceitos do Artista.

A4 - Variáveis no Envelope (U): Os alunos aprendem o conceito de Variáveis, através do uso de envelopes de papel.

A5 - Mad Glibs (U): Os alunos aprendem o conceito de Funções e Parâmetros através da brincadeira de Mad Glibs, onde a mesma história é contada de várias formas, substituindo-se apenas uma palavra.

A6 - Artista: variáveis. Aplicação do conceito de variáveis nos desafios do Artista.

A7 - Laboratório: variáveis. Aplicação do conceito de variáveis nos desafios do Laboratório de Jogos.


A8 - Diversão com FOR (U): Aula onde criamos uma corrida utilizando dados para explicar o conceito da estrutura "for".


A9 - Abelha: For. Aplicação do conceito de "for" nos desafios da Abelha.

A10 - Artista: For. Aplicação do conceito de "for" nos desafios do Artista.

A11 - Laboratório: For. Aplicação do conceito de "for" nos desafios do Laboratório de Jogos.

A12 - Artista: Funções. Aplicação do conceito de "Funções" nos desafios do Artista.


A13 - Música: Parâmetros (U). Nesta aula, os alunos aprendem como a música do "Seu Lobato tinha um Sítio" pode ser comparada à uma função com Parâmetros. Depois, aplicam estes conceitos desenvolvendo sua própria versão da música no Scratch (ver em https://scratch.mit.edu/projects/152175155/).


A14 - Artista: Parâmetros. Aplicação do conceito de "Parâmetros" nos desafios do Artista.

A15 - Laboratório: Parâmetros. Aplicação do conceito de "Parâmetros" nos desafios do Laboratório de Jogos.

A16 - Abelha: Parâmetros. Aplicação do conceito de "Parâmetros" nos desafios da Abelha.


A17 - Binário (U). Os alunos se aprofundam no conceito de "binário" (já visto no Módulo 2), criando seu próprio "alfabeto binário" para comunicar mensagens.


A18 - Artista: Binário. Aplicação do conceito de "Binário" nos desafios do Artista.

A19 - Super Desafio: Variáveis. Neste Super Desafio, os alunos são desafiados a utilizar os conhecimentos adquiridos sobre variáveis para resolver problemas.

A20 - Super Desafio: For. Neste Super Desafio, os alunos são desafiados a utilizar todos os conhecimentos adquiridos sobre a estrutura "for" para resolver problemas.

A21 - Superdesafio: Parâmetros. Neste Super Desafio, os alunos são desafiados a utilizar todos os conhecimentos adquiridos sobre parâmetros para resolver problemas.

A22 - Super-superdesafio: tudo. Neste Super Desafio, os alunos são desafiados a utilizar todos os conhecimentos adquiridos para resolver problemas.

A23 - Trabalho Final. Ao final do semestre, os alunos desenvolvem e apresentam um trabalho final para os pais/responsáveis. Este trabalho original é desenvolvido ao longo de todo o semestre e pode ser feito em dupla ou individualmente.

OBS: algumas aulas são dadas no mesmo dia. Desta forma, embora sejam 23 aulas previstas, no calendário serão em torno de 18 dias.