Módulo 1

Primeiros Passos - Crianças de 5 a 7 anos.

Programação com material lúdico, a criança aprende os conceitos sem a necessidade de estar alfabetizada. Trabalha noção espacial, sequência lógica e raciocínio matemático. A cada semestre são introduzidas novidades, como robótica, novas plataformas de programação,  até a criança estar alfabetizada, quando poderá passar para o Módulo 2.

Investimento
5 parcelas
R$ 210,00/mês (turma de até 6 alunos)
Duração de aproximadamente 18 aulas (em 5 meses).

Quando?
1h - 1x na semana



Aulas com Cubetto


Aulas com Lego We Do

Metamorfose do Sapo (Sensores)
Nesta aula, os alunos criam um robô que se parece com um Girino. Depois, transformam ele em um sapo. Este sapo tem um sensor de luz, que faz com que o sapo "pule" quando sente um predador se aproximando! As crianças adoraram!

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EMENTA

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A1 - (U) Mapas felizes
Os estudantes criam algoritmos (conjuntos de instruções) para mover um personagem em um labirinto.

A2 - (U) Mova-se
Os estudantes aprendem como instruir seus colegas a se moverem em um labirinto na sala de aula.

A3 - Quebra-cabeça
Aprendendo a clicar arrastar. Os alunos começam a ganhar familiaridade com o computador, resolvendo um quebra-cabeças usando o mouse (aprendem a clicar e arrastar).

A4 - Labirinto: Sequência
Os alunos escrevem programas (algoritmos para o computador) que fazem um personagem (pássaro) andar em um labirinto. Eles irão entender a importância da sequência nos programas que escrevem.

A5 - Labirinto: debugging
Usando o mesmo ambiente da aula anterior, os alunos tem que encontrarm o erro (erro=bug, tirar o erro =debug) em programas pré-escritos.

A6 - (U) Algoritmos da vida real
Os alunos pensarão em como utilizamos algoritmos no nosso dia-a-dia.

A7 - Abelha: Sequência
Os alunos escrevem programas (algoritmos para o computador) que fazem um personagem (abelha) andar em um labirinto, coletar néctar e fazer mel. É uma versão mais complexa da aula A4.

A8 - Artista: Sequência
Os alunos escrevem programas (algoritmos para o computador) que fazem um personagem (artista) desenhar formas a partir de linhas.

A9 - (U) Construindo uma base
Nesta aula os estudantes constroem uma estrutura usando balas e palitos, que deve atingir um objetivo de altura e resistência. O foco é construir persistência durante uma tarefa difícil.

A10 - Artista: Formas
Os alunos escrevem programas que desenham formas simples, enquanto aprendem posição relativa (acima, abaixo, ao lado, etc.)

A11 - Abelha Soletradora
Os alunos farão uma abelha andar sobre uma grade cheia de letras, para escrever palavras simples (em inglês).

A12 - (U) Dando Voltas
Esta aula introduz o importante conceito de "estrutura de repetição" (loop, ou volta), através de uma dança. Os alunos aprenderão uma coreografia simples que tem várias repetições.

A13 - Labirinto: Loops
Os alunos escrevem programas que fazem um personagem (pássaro) andar em um labirinto utilizando a estrutura de repetição (loop).

A14 - Bee: Loops
Os alunos escrevem programas que fazem um personagem (bee) andar em um labirinto, coletar néctar e fazer mel, utilizando a estrutura de repetição (loop).

A15 - (U) O grande Evento
Esta aula introduz o importante conceito de "evento" (event), que são ações que o computador está sempre monitorando. O professor e os alunos se revezam apertando botões em um controle remoto de papel, que controla ações do professor e dos alunos, como bater palmas, falar uma palavra ou dar risadas.

A16 - Play Lab: Criando uma história
Alunos escrevem programas que criam jogos ou contam histórias usando personagens e eventos. Após uma fase de treinamento nos comandos disponíveis, eles são encorajados a usar a imaginação e criatividade para desenvolver o jogo ou história que desejarem.

A17 - (U) Segurança na Internet
Nesta aula o professor ensina como usar a internet de forma segura.

A18 - Artista: Loops
Os alunos escrevem programas que fazem um personagem (artista) criar formas complexas utilizando a estrutura de repetição (loop).

A19 e A20 - Trabalho Final.

Ao final do semestre, os alunos desenvolvem e apresentam um trabalho final para os pais/responsáveis. Este trabalho original é desenvolvido ao longo de todo o semestre e pode ser feito em dupla ou individualmente.