Para que aprender essa tal de programação?

Seu filho já faz aula de natação, inglês, talvez música.
Seu filho já frequenta um bom colégio.
Seu filho adora tecnologia, e você se preocupa um pouco que ele passe tempo demais na telinha.

Para que colocar ele em mais uma aula?

Como mãe de duas crianças, eu posso te dar várias razões práticas, que eu escreverei a seguir. Mas eu acredito que a principal razão para oferecer à sua criança a oportunidade de aprender a programar é: porque é simplesmente incrível.

Vivemos na revolução digital. Nossos avós ouviam rádio, nossos pais viveram a chegada da televisão, nós usamos os primeiros celulares. Nossos filhos são os primeiros nativos do mundo digital onde a criança nasce SE VENDO dentro da tecnologia.

A vida digital e a vida "real" se mesclaram de tal jeito, que as crianças de hoje em dia não entendem mais o conceito de "menino, sai da internet". A internet está em todo lugar. O registro diário no celular, no Facebook, é a realidade. As relações se expandiram para o digital. Agora é possível encontrar pessoas com os mesmos interesses, ler livros que nunca seriam acessíveis, aprender línguas com estrangeiros do outro lado do mundo, ver notícias em tempo real dos quatro cantos do planeta.

E, por trás de toda esta revolução, provavelmente a maior depois da invenção da máquina a vapor, está a programação. Entender como esta revolução funciona, o que é possível fazer com ela, vai ser a chave para a inovação e a criatividade no futuro. Não é possível dominar o que não conhecemos. E entender como funciona o mundo em que vivemos é simplesmente incrível.

E o lado prático?

Além do sentimento incrível de entender o mundo, existem várias razões práticas para aprender programação.

  1. Crescimento profissional: A criança que não aprender como computadores funcionam não será capaz de criar com eles. Mesmo que nunca se torne um programador, em todas as carreiras é necessário usar computadores, não só nas engenharias, mas nas artes, direito, medicina. Como disse o físico Stephen Hawking:
    "Se você quer revelar os segredos do universo, ou apenas ir atrás de uma carreira no século XXI, o básico de programação de computadores é uma habilidade essencial para se aprender."
     
  2. Capacidade de solucionar problemas: Como disse Steve Jobs (fundador da Apple): 
    "Todas as pessoas deste país deveriam aprender a programar, porque isto te ensina a pensar." -- Steve Jobs
    Programar consiste em treinar seu cérebro a dividir problemas em pequenos pedaços e atacar cada parte até resolver o problema por completo. Este treino é válido para todas as áreas da vida, e desenvolve a concentração, a paciência e a resiliência. 
    "The best way to get ahead, is to get started. (O melhor jeito de sair na frente é dar o primeiro passo.)" -- Mark Twain (há uma certa dúvida sobre se foi ele ou não que disse isso... mas a ideia é ótima!)
     
  3. Habilidades lógicas e matemáticas: Programas são comandos que fazem máquinas funcionarem. Para "pensar como a máquina", é preciso pensar logicamente, matematicamente. Instruções precisas acompanhadas de roteiros definidos. Definir estratégias que façam sentido. Estas habilidades serão fundamentais para gerir negócios, planejar viagens, fazer orçamento pessoal e atingir objetivos.
     
  4. Entender a tecnologia do futuro, suas vantagens e limitações: Duas tecnologias em crescimento vertiginoso nos últimos anos prometem mudar o mundo que conhecemos:
    • Internet das coisas (IoT) é ter pequenos computadores em seu carro, seu relógio, sua geladeira. Cada um destes computadores poderá adquirir informações, ajudá-lo com tarefas diárias, comunicar entre si. Assim, sua geladeira te avisará que o leite acabou, seu relógio irá te lembrar que está na hora de fazer exercícios e a porta da sua casa abrirá com a sua voz.
    • Inteligência Artificial (AI) são computadores que aprendem com grandes quantidades de dados, descobrem padrões, fazem previsões e tomam decisões. AI já está presente nos telefones que reconhecem voz, no Siri da Apple, nas rotas do Waze, no Watson da IBM.

    Estamos produzindo cada vez mais informação, e o mundo vai se tornar cada vez mais dependente de máquinas inteligentes. Saber falar esta linguagem será um grande diferencial no futuro. Poder produzir, ou saber conversar com quem produz este tipo de tecnologia permitirá entender seus limites, não acreditando em falsas promessas. E, principalmente, aproveitar todas as suas vantagens, usá-las em seu benefício e criar novas soluções.

Por isto tudo, esperamos você e sua criança, meninos e meninas, para construirmos juntos este futuro.

Comment