Pais de alguns colégios nos procuraram para saber mais sobre a MOMO, o novo meme da internet, que está sendo disseminado por grupos de WhatsApp.

Memes são, segundo Richard Dawkins, ideias ou pensamentos que "vivem" e se multiplicam entre os seres humanos. Da mesma forma que na evolução dos genes, os memes sobrevivem se modificando e se tornando mais "fortes". Na cultura popular, meme é uma corrente, ou moda, que se dissemina pela internet, como foi o fenômeno do Baleia Azul no ano passado.

Quem é MOMO?

O meme é a imagem de uma mulher que se chama Momo, com aparência aterrorizante, olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro.

"Tudo começou em um grupo de Facebook onde os participantes eram desafiados a começar a se comunicar com um número desconhecido", segundo o Twitter da Unidade de Investigação de Delitos Informáticos do Estado de Tabasco, no México.

"Vários usuários disseram que, se enviassem uma mensagem à Momo do seu celular, a resposta vinha com imagens violentas e agressivas. Aliás, há quem afirme que teve mensagens respondidas com ameaças."

O fenômeno se estendeu por todo o mundo, da Argentina aos Estados Unidos, França e Alemanha.  A BBC News Brasil [1] procurou o Ministério da Justiça e a Polícia Federal para saber se há alguma investigação em andamento ou providência sendo tomada, mas não houve resposta.

Como Funciona:

Ainda não temos certeza de como começou ou funciona, mas temos indícios de que alguém de um país de língua espanhola tirou a foto com o rosto assustador, criou uma conta de WhatsApp e espalhou os rumores para contactar a Momo. Dessa conta, envia mensagens e imagens inquietantes a quem escreve para ela. Em algumas, insinua que tem informações pessoais sobre a pessoa.

E importante ter espírito crítico e notar que, uma vez salva a foto do perfil, qualquer pessoa pode "se tornar a Momo", usando a foto como sua, e enviando mensagens para desconhecidos. A origem da imagem é japonesa. Pertence a uma escultura de uma mulher-pássaro que foi exposta em 2016 numa galeria de arte em Ginza, um luxuoso distrito de Tóquio, e que fez parte de uma exposição sobre fantasmas e espectros.

Tem riscos para as crianças?

Talvez. Depende de como o assunto for trabalhado com elas.

Crianças tem uma curiosidade imensa pela morte, por susto e terror. Ao mesmo tempo que tem muito medo, desafiar e arriscar é instintivamente excitante. Proibir ou tentar evitar que a criança saiba ou entre em contato com estes memes é muito difícil e desgastante.

Mesmo que você consiga que sua criança não tenha celular ou acesse à internet, os colegas, irmãos mais velhos e locais públicos tem acesso. O mistério ao redor do assunto só vai torná-lo mais atraente.

O risco real deste meme é o roubo de informações pessoais e assédio. O importante então é esclarecer as crianças de que elas jamais devem conversar ou dar suas informações pessoais para estranhos. Que devem sempre avisar um adulto se receberem mensagens de números desconhecidos. A maioria das crianças prefere simplesmente ignorar mensagens desconhecidas, o que torna fácil para os predadores procurarem outra vítima.

Além disto, ver imagens assustadoras podem ter um impacto psicológico, como ansiedade, depressão, insônia e medo do escuro. Estas questões podem ser trabalhadas com a criança, se ela puder se expressar livremente e for ouvida com escuta empática. A escuta empática consiste em validar os sentimentos da criança. Além disto, não tentar fazer a criança mudar de ideia ou esquecer (ver quadro abaixo). 


EXEMPLOS DE ESCUTA NÃO-EMPÁTICA

  • "Não fique assim"
  • "Não se preocupe com isso"
  • "Deixe de bobagem"
  • "Não precisa ter medo"
  • "Isto é só uma imagem boba"

EXEMPLOS DE ESCUTA EMPÁTICA

  • "Sim, é ruim ter medo"
  • "Entendo, você está com medo do escuro"
  • "Percebo que você está triste"
  • "Você gostaria de falar sobre o que está te dando medo?"

Como sempre, o importante é acompanhar a criança, sem julgamentos. Dizer para ela que falar com a Momo é "feio", "errado", ou "imoral", fará com que ela se sinta curiosa e atraída pelo meme. Informação, carinho e compreensão irão protegê-la dos perigos.

Estamos à disposição!

VAMOS CONSTRUIR O FUTURO?

 

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

[1] O que é a 'Momo do WhatsApp' e quais são os riscos que ela representa? RedaçãoBBC Mundo. https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-44961410


Comment