Nossa sociedade foi profundamente transformada pela tecnologia. Hoje todos temos nas mãos um computador mais poderoso do que o que levou a humanidade até a Lua em 1969, quase 50 anos atrás.

Com isto, as regras sociais também mudaram! Se antes ensinávamos as crianças a dizer obrigada, comer de boca fechada e pedir a benção aos pais, hoje elas também precisam navegar no mundo de mensagens de texto, vídeos online, reuniões à distância e WhatsApp.

Sugerimos então à algumas ideias para a boa convivência:

text.jpg

1. Mande uma mensagem antes de ligar: Se antigamente a gente ligava avisando que ia visitar, hoje é comum enviar uma mensagem antes de ligar para o celular de alguém. A vida acelerada faz com que muitas pessoas estejam no trânsito ou em outra situação onde atender o celular pode ser difícil. Enviar uma mensagem antes com o texto: "Olá, pode atender o celular neste momento?" pode ser um jeito bom de garantir que a pessoa irá te atender. É ainda melhor se puder adiantar o assunto: "Gostaria de combinar o encontro do sábado com você.", por exemplo.

silent.png

2. Coloque o toque do celular no silencioso quando estiver em espaços públicos. Antigamente celulares eram objetos caros e gigantes, que não cabiam no bolso, e deviam tocar alto para que pudéssemos atender. Hoje, os celulares vibram e geralmente estão no bolso ou na bolsa no seu colo ou ombro. Em lugares mais ruidosos, como Shoppings, por exemplo, é comum só percebermos que o celular está tocando porque sentimos o movimento. Se todos seguirem esta regra, teremos ambientes sonoros menos poluídos.

speaker.png

3. Evite usar viva-voz. Talvez você não perceba, mas quando usamos viva-voz a pessoa do outro lado tem muito mais dificuldade de entender o que falamos, pois os ruídos do ambiente são ampliados e o som da sua voz é abafado. Também acabamos falando mais alto, o que pode incomodar as pessoas em volta.

check.png

4. Confira o texto e para quem está enviando suas mensagens antes de mandar, especialmente se usou a ferramenta de completar automaticamente. Existem diversos sites que fazem coleções de mensagens enviadas com erros. Principalmente se estiver mandando profissionalmente, é importante passar uma mensagem de quem domina a linguagem. Escreva rápido, revise com calma.


options.png

5. Combine com as pessoas quando ligar, mandar mensagem ou e-mail. Geralmente, telefonamos quando o assunto é urgente, usamos mensagens (WhatsApp) para assuntos importantes mas não urgentes, e e-mail para assuntos longos, como trabalho, que devem ser resolvidos. Se não pode atender ao telefone, envie uma mensagem marcando um novo horário. A maioria dos telefones tem opções de "respostas prontas" que você pode enviar quando o telefone está tocando. Crie algumas que façam sentido para você, como "Não posso atender agora, ligo de volta quando estiver disponível", ou "Dirigindo". Assim, a pessoa que está te ligando sabe que você se importa. Sempre responda quando receber uma mensagem, mesmo que seja apenas "Ok", ou "Recebido."


6. Não use o celular ao volante. Sério. Mesmo. De verdade. Celulares já são um dos grandes responsáveis por acidentes no trânsito. Quase todos nós achamos que conseguimos prestar atenção no trânsito e escrever mensagens complexas, mas isto simplesmente não é verdade. 6000 mortes e meio milhão de pessoas machucadas ocorreram por causa deste comportamento nos EUA. Se você olha por 5 segundos no celular é a mesma coisa que atravessar um campo de futebol inteiro sem olhar para frente. Na maioria das vezes, nada vai acontecer. Mas, se acontecer uma vez, será uma tragédia inesquecível. Não é apenas a parte motora, é a concentração. Receber uma mensagem de trabalho, ou emocionante, pode tirar sua atenção. Você tem 23 vezes mais chance de provocar um acidente se estiver mandando uma mensagem .

answermachine.jpg

7. Evite deixar mensagens na secretária eletrônica. Apesar de ser um serviço super bacana, quase ninguém mais usa, a maior chance é que a pessoa não vai ouvir. Envie uma mensagem de texto, se possível explicando o assunto e a urgência da resposta. 

 

shout.png

8. Observe a altura da sua voz. Por estarmos com um dos ouvidos no telefone (ou às vezes de fone), não temos a noção do quão alto estamos falando. Várias vezes já notamos pessoas falando alto demais no telefone, ou em lugares públicos. Para evitar este constrangimento, sempre fale baixo. Os celulares atuais aumentam o som da sua voz ao enviá-la se você estiver falando baixo.

eye.jpg

9. Olhe as pessoas nos olhos, principalmente as crianças. Sim, parece absurdo, mas observe ao seu redor em restaurantes, ambientes de trabalho e locais públicos, e cada vez mais pessoas conversam sem tirar os olhos da tela do celular. Sabemos que é necessário que as crianças tenham este contato olho-no-olho para desenvolver habilidades fundamentais como empatia, solidariedade e compaixão. A dica é colocar o celular no silencioso e guardar na bolsa. Até mesmo um celular sobre a mesa, virado para baixo, dá para a outra pessoa a impressão de que qualquer toque é mais importante do que ela, pois sua atenção fica dividida.

social.jpg

10. Use redes sociais com moderação. Marque uma hora por dia para checar o que está acontecendo, e viva a vida real. No trabalho, por mais que seu trabalho possa ter horários ociosos, este momento pode ser usado para aprender outra língua, pensar em como melhorar sua relação com colegas, chefes ou subordinados. Na sua vida pessoal, ligue para amigos ao invés de dar "like", conte o que achou presencialmente ao invés de "comentar", faça exercícios, escute uma boa música, brinque com suas crianças ou leia um bom livro. Sabemos que o uso de redes sociais com frequência aumenta a chance de depressão, e que ter uma rede de relações pessoais fortes aumenta sua expectativa e qualidade de vida.

Neste novo mundo, novos comportamentos, novos relacionamentos. Temos a chance de conhecer pessoas do mundo inteiro, aprender mais do que em qualquer época e nos maravilhar com a tecnologia. Basta saber usar!

Na Just CODING temos aulas de Cidadania Digital todos os semestres, discutindo Gentileza, Responsabilidade Digital, Segurança online e muito mais, com nossas crianças, jovens e adultos.

Vem com a gente CONSTRUIR O FUTURO!

MARCAR AULA EXPERIMENTAL

Comment