EduTech BH - 1a Edição

Ed Tech Hero Image.jpg

O Encontro entre Educação e Tecnologia

30 de Setembro de 2017 - 9:00 às 12:00h

O EduTechBH 1a Edição foi um encontro para pais, educadores e crianças discutirem e vivenciarem e o encontro da Tecnologia com a Educação.

Foram quatro palestras de 15 minutos com especialistas em Educação e Tecnologia, e 5 oficinas: Robótica, Programação de Computadores, Laboratório de Ciência e Tecnologia, Incentivo à Leitura e Cubo Mágico


Oficinas:

HourOfCode1.jpg

Hora do Código (50 minutos) - Just CODING: Oficina de Programação de Computadores, para crianças a partir dos 8 anos de idade. Cada criança aprende a desenvolver um jogo para celular utilizando os personagens de Star Wars, Operação Big Hiro, Frozen ou Rapunzel.


oficinaDhel.jpg

Robótica (50 minutos) - DHEL:  Oficina de Robótica, para crianças a partir dos 8 anos de idade. Cada criança aprende a resolver desafios utilizando programação e construção de Robôs da LEGO.


stemClub.jpg

STEM Club (50 minutos) - Just CODING: Oficina de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, para crianças a partir dos 5 anos. Crianças menores do que 8 anos devem estar acompanhadas de responsável. Nesta oficina são feitos projetos de Eletrônica, Robótica, Eletromagnetismo, além de Jogos que estimulam o pensamento matemático. Para mais informações, visite a página do STEM Club.


gemeas.png

Clube Livro Kids (50 minutos) - Bem Família: Oficina de Incentivo à Leitura, para crianças a partir dos 4 anos de idade. Nesta oficina será trabalhado o livro "As Gêmeas que Ficaram Diferentes", de Alice Viana e LOR. Serão atividades lúdicas utilizando o livro, além de desenhos feitos pelas crianças. O livro e as bonecas do livro estão à venda. Ao comprar o livro, ganha a entrada para o evento (ver nas inscrições).


Rubiks_cube.png

Cubo Mágico: Oficina para aprender a resolver Cubo Mágico (Rubik's Cube) usando o método dos 7 passos. Teremos cubos mágicos para emprestar, e a oficina será organizada por Antonio Henrique Alves Cardoso, um dos finalistas da competição Mineira de resolução de cubo mágico, que irá mostrar como resolver Cubo Mágico enquanto faz malabares!


Palestras:

Habilidades-do-século-21.png

10-10:15h
Palestra 1: O futuro da educação: robótica, pensamento computacional e atitude maker

Sérgio Lana - DHEL

As expectativas em relação à educação estão confusas. Parece haver um déficit entre no nosso modelo de educação baseada em conteúdo e as habilidades exigidas para profissional do século 21: capacidade de resolver problemas complexos com criatividade, trabalho em equipe e comunicação. Nesta palestra, Sérgio Lana – mestre em Marketing e especialista em estudos do consumidor – explora o universo da educação de demonstra como este cenário pode sofrer mudanças rápidas originadas pela demanda dos alunos e das famílias.


Taxonomia-de-bloom.png

10:15-10:30
Palestra 2: Educação e criatividade: o ensino da robótica como linguagem de prototipação de ideias

Débora Lana - DHEL

A criatividade para resolver problemas complexos sempre aparece entre uma das principais necessidades para o profissional do século 21. Todavia, observa-se que as crianças estão perdendo rapidamente a capacidade e a alegria de criar, a partir dos 6 anos de idade. Nesta palestra, Débora Lana – mestre em educação com mais de 15 anos de experiência – apresenta casos práticos de como a robótica tem sido utilizada como meio de criação, de expressão de ideias e de desenvolvimento de habilidades de colaboração e trabalho em equipe.


gun.jpg

10:30-10:45
Palestra 3: Jogos Violentos e a Banalidade do Mal (clique para ver o vídeo)

Ana Rodrigues - Just CODING

Muitas crianças e adolescentes gostam de jogos violentos. Muitos dos pais e educadores se preocupam muito com o impacto dos jogos violentos. Nesta palestra, Ana Rodrigues - Doutora em Engenharia Elétrica com mais de 15 anos de experiência docente - apresenta as consequências da banalização da violência e discute opções para lidar com esta parte fundamental da vida das crianças e adolescentes, principalmente quando isto significa ir contra o que a maioria dos colegas está fazendo.


capaLivroBlueBell.jpeg

10:45 - 11:00
Palestra 4: Os 5 Mitos que impedem seu filho de aprender inglês na primeira infância
Cláudia Mol - Blue Bell

Ao contrário do que se pensa, os bebês são gênios!
Segundo a pesquisadora Patricia Khul, que estudou o cérebro de bebês nascidos nos EUA em interação com o Mandarim,  é de 0 a 12 meses que o cérebro da criança inicia a formação de um ‘banco de dados’ dos estímulos recebidos e constrói uma base sólida para o futuro da fala. Se pensarmos neste processo aliado à música, o aprendizado se transforma em mágica! A música atua diretamente no cérebro da criança e embala todos os momentos gerando sensibilidade, leveza, satisfação e muito prazer. Ela contextualiza a língua, alegra e complementa. Nesta palestra, Cláudia Mol, que ensina inglês com música para crianças há mais de 20 anos, vai mostrar como bebês podem aprender uma língua estrangeira já na primeira infância!


11:00-12:00 Discussão com os palestrantes


Programação por Horário:

  • 9-10h

    • Para educadores, pais e crianças: oficinas Club Livro Kids (atividade com o livro As Gêmeas que ficaram Diferentes), Hour of Code (criação de um jogo para celular com os personagens da Disney) e STEM Club (clube de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com projetos de eletrônica e robótica).

  • 10-11h
    • Para educadores, pais e crianças: oficinas Club Livro Kids (atividade com o livro As Gêmeas que ficaram Diferentes), Hour of Code (criação de um jogo para celular com os personagens da Disney) e STEM Club (clube de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com projetos de eletrônica e robótica) e Oficina de Robótica com a DHEL.
    • Para educadores e pais: Três palestras de 15 minutos sobre os rumos da Educação e da Tecnologia (ver acima). Perguntas e discussão com os palestrantes.
  • 11-12h  
    • Para educadores, pais e crianças: oficinas Club Livro Kids (atividade com o livro As Gêmeas que ficaram Diferentes), Hour of Code (criação de um jogo para celular com os personagens da Disney) e STEM Club (clube de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com projetos de eletrônica e robótica).
    • Para educadores e pais: Duas palestras de 15 minutos sobre os rumos da Educação e da Tecnologia (ver acima). Perguntas e discussão com os palestrantes.

Local e Contato:

Sede da Just CODING: Rua São Domingos do Prata, 697, Bairro Santo Antônio, BH, MG.
contato@justcoding.com.br / (31) 2555-5588 (Tel) /  (31) 9 8815-2818 (WhatsApp)


Palestrantes e Organizadores das Oficinas:

ana.jpg

Dra. Ana de Oliveira Rodrigues

Formada em Engenharia Elétrica na PUC-MG, Doutora pela UFMG com um ano de Doutorado Sanduíche no Imperial College London. Mais de 15 anos de experiência em docência nas melhores Faculdades e Centros Universitários de Belo Horizonte, como UNI-BH, UNA, Newton Paiva, Pitágoras e PUC Minas. Sócia Fundadora e Diretora Pedagógica da Just CODING.

claudia_bluebell_foto.png

Profa. Cláudia Mol

Empresária, formada em Biologia, apaixonada pelo estudo da língua inglesa desde a infância. Aos 23, tornou-se professora de inglês em tempo integral. O Blue Bell nasceu dessa paixão. Sua principal área de interesse é o ensino e aprendizagem da língua inglesa na idade pré-escolar, ou seja, crianças menores de 4 anos de idade”

debora.jpg

Msc. Débora Lana

Pedagoga, mestre em educação, com mais de 15 anos de experiência em gestão escolar, da educação infantil ao ensino superior. Foi coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho e responsável pelo programa de formação de professores da Universidade Una. Na DHEL, é responsável pela direção pedagógica.

Sergio.jpg

Msc. Sérgio Lana

Arquiteto, mestre em administração de empresas e especialista em marketing. Une à equipe sua experiência como executivo de marcado e professor de pós-graduação na Fundação Dom Cabral e na Skema Business School. Na DHEL, é responsável pela gestão da empresa e pelos novos negócios.

tati.png

Profa. Tatiana Camargos Lamego

Professora com Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995. Comunicóloga pelo UNI - BH, 1999. Colunista em blogs e portais de educação e infância. Voluntária na Associação Educore - Movimento Pedagogicamente Responsável. Divulgadora e Sponsor do projeto Brincar Sustentável da Joanninha Brinquedos. Voluntária em atividades pedagógicas com crianças de abrigos e instituições de acolhimento em espaços culturais de Belo Horizonte. Autora do livro infantil .“Dá tempo de fazer tudo”. Diretora da Bem Família


Realização:

LogoJC_final_2017_transp.png
bemfamilia.png
DHEL_Logo-1.png
bluebell_logo.jpg